INTRODU O
O princípio de busca ao sagrado se confunde com o próprio surgimento da humanidade. Com a evolução humana foi se intensificando os diversos modos de manifestar essas noções de sagrado e por este motivo, passou a existir a necessidade do “lugar sagrado” e assim juntamente a arquitetura religiosa.
Desde sempre as igrejas e templos teve um papel central na cultura dos povos e se destacou do restante da arquitetura por seu carácter místico. Pra demonstrar essa simbologia a arquitetura religiosa sempre foi alvo de grandes esforços, das melhores tecnologias e materiais disponíveis. É possível se constatar a hierarquia construtiva através dos grandes ícones da arquitetura egípcia, grega, romana, gótica, barroca dentre outras, cada uma exprimindo o progresso da época em que foram construídas, Na incansável busca pela essência humana e os entendimentos da vida e surgimento, a humanidade encontra na religião o seu escuto pra enfrentar seus obstáculos. Atualmente no mundo ‘corrido’ em que vivemos as igrejas e templos vem sanar a necessidade do homem em ter um local dedicado a contemplação a Deus, que transmita a paz e acolha toda a comunidade.
Tendo essa premissa em mente, este trabalho tem como objetivo geral a criação de um complexo religioso na cidade de Ibiá, Minas Gerais. O local escolhido foi o bairro Nossa Senhora de Fátima, sendo que este é o único bairro da cidade que não possui uma capela, e a população carece de um espaço como este. Este complexo compreende uma capela e um espaço paroquial que inclui salas de reuniões (catequese), teatro, cozinha, refeitório, banheiros e espaços de convivência.
Este projeto tem como justificativa principal criar um espaço que é necessário na cidade, no qual irá beneficiar toda comunidade cristã do local. E por se tratar de um projeto arquitetônico de natureza religiosa possibilita trabalhar evidenciando a simbologia religiosa através da estrutura da obra, como diz Niemeyer:
O projeto de uma catedral é, sem