Introdu O
Introdução 2
1.1 Normas e Protecção: Direito a vida 3
DIREITO À VIDA 3
1.2 – Acidente de trabalho 3
1.3 Doenças Profissionais 4
1.4 – Implementação de regras de seguranças e protecção de acordo com o lugar de trabalho. 4
1.5 – Sinistralidade de Segurança 4
1.6 – Efeitos psicologicos de corrente electrica no corpo humano 5
1.7 – Contactos Directo e Indirectos 6
1.8 Instrução para os primeiros socorros 6
Conclusão 8
Bibliografia 9
Introdução
O Acidente do Trabalho, bem como a Doença do Trabalho (que é equiparada ao Acidente do Trabalho), são eventos indesejáveis que surgem no decorrer do processo produtivo. O ser humano, para satisfazer as suas necessidades, precisa utilizar diversos bens materiais que, em grande parte, não são encontrados na natureza. Assim, para conseguir esses bens, precisa da realização de uma série de processos de trabalho, através do uso de máquinas, ferramentas, equipamentos e da sua própria força de trabalho, para transformar essas matérias-primas existentes na natureza em bens que satisfaçam as suas necessidades.
Ao realizar o processo produtivo, um objetivo específico desse trabalho humano é a obtenção de uma maior quantidade de produtos com uma menor quantidade de insumos num menor tempo possível, ou seja, deseja-se obter uma maior quantidade de bens materiais, utilizando menos matéria-prima e em menos tempo. No entanto, em decorrência desse trabalho, e mesmo antes do seu início, podem surgir eventos indesejáveis. Exemplo desses eventos indesejáveis é o Acidente do Trabalho e a Doença Ocupacional.
Desenvolvimento
1.1 Normas e Protecção: Direito a vida
DIREITO À VIDA
A Constituição Federal garante que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. O direito à vida é o mais fundamental de todos os direitos, já que se constitui em