Introdu O S Ci Ncias Sociais Aplicada1

267 palavras 2 páginas
Introdução às ciências sociais aplicadas
Bruno Polycarpo de Oliveira
Resenha

O filme, assim como nos nossos livros, procura abordar de forma crítica a origem do pensamento humano, seu avanço e a apresentação da ciência, e procura também, demonstrar as interações entre ciência e sociedade.
Os mosquitos são um dos primeiros seres a habitar a Terra, habitando há 560 milhões de anos, logo depois, os primeiros primatas, há cerca de 60 milhões de anos, e por último, os seres humanos, há somente 200 mil anos.
A partir de 500 a.C. , somente, que o pensamento passou a ser elaborado, útil e aprovado pela sociedade, mesmo que, de forma bem devagar.
Então a ciência aparece na experiência do homem em explicar e conhecer a natureza. O primeiro tipo de pensamento surge pelo mito (origem divina), o qual não possuía questionamento. Até o nascer da filosofia, na Grécia, as pessoas acreditavam em uma explicação divina e sobrenatural, porém, com o surgimento dos filósofos, começa a resistência de que nem tudo era de origem divina ou do mito, e poderia ser desenvolvido pela lógica e pela observação.
Aristóteles, através da observação de navios que iam até a costa, percebeu que a terra era redonda, ideia confirmada por Galileu Galilei anos depois. Hipócrates acreditava que as doenças não eram castigos divinos. Os filósofos discordavam do que a sociedade da época estava acostumada a acreditar, gerando, assim, certo abalo.
Nos anos seguintes, principalmente a partir do século IV, prevalecendo o cristianismo como religião oficial, o divino volta a ser a explicação para os fenômenos no ocidente e começam condenações a outras formas de pensar.

Relacionados