Introdu O E Forma O Da Ra A Canchim
2506 palavras
11 páginas
Universidade Comunitária da Região de ChapecóUNOCHAPECÓ
RAÇA CANCHIM: ORIGEM, CARACTERÍSTICAS
E REGIÃO DE PREDOMINÂNCIA
DANIEL BASSANI
THIAGO CESAR GOLLO
Agronomia
Bovinocultura de corte
CHAPECÓ – SC, Abr. 2015
Universidade Comunitária Regional de Chapecó
Área de Ciências Exatas e Ambientais
Curso: Agronomia
Disciplina: Bovinocultura de Corte
Professor: Luis Henrique Rangrab
RAÇA CANCHIM: ORIGEM, CARACTERÍSTICAS
E REGIÃO DE PREDOMINÂNCIA
Daniel Bassani
Thiago Cesar Gollo
CHAPECÓ – SC, Abr. 2015
Introdução e Formação da raça
A raça bovina Canchim foi formada com o objetivo de unir às qualidades de rusticidade e adaptação aos trópicos do Zebu, aquelas de precocidade e rendimento econômico do gado europeu.
Em 1922, foram importados pelo Ministério da Agricultura animais da raça Charolesa e localizados na Fazenda de Criação de Urutaí, Estado de Goiás, onde permaneceram até 1936, época em que o plantel foi transferido para a Fazenda de Criação de São Carlos. Daquele plantel saíram os reprodutores da raça Charolesa utilizados nos programas de cruzamentos realizados em São Carlos.
Características da raça Canchim
Segundo Maury Dorta Júnior, veterinário e técnico credenciado da ABCCAN (Associação Brasileira de Criadores de Canchim), três palavras definem muito bem o Canchim: precocidade, rusticidade e carcaça. O Canchim é uma raça para produção de carne com o diferencial de ser adaptada às condições de clima, parasitas e pastagens de qualquer região do Brasil, especialmente as regiões quentes como Centro Oeste e Norte do País. Tudo na criação de qualquer raça pode ser melhorado, e o foco do desenvolvimento do Canchim está no aprimoramento e evolução para as características importantes para monta a campo e produção de carne. Então melhoramento contínuo dos animais visa aprimorar características ligadas à produção como fertilidade, ganho de peso, precocidade de acabamento e qualidade de carcaça e carne, bem como