Introdu o a Redes de Computadores
Opções de temas relacionados à segurança na rede.
Criptografia;
Assinatura Digital;
Controle de Acesso;
Rótulos de Segurança;
Detecção, Registro, e Informe de Eventos;
Enchimento de Trafico;
Controle de Roteamento;
Firewalls.
Criptografia simétrica
A criptografia simétrica é a técnica mais antiga e mais conhecida. Uma chave secreta, que pode ser um número, uma palavra ou apenas uma seqüência de letras aleatórias, é aplicada ao texto de uma mensagem para alterar o conteúdo de uma determinada maneira. Isso pode ser tão simples quanto deslocar cada letra por um número de locais no alfabeto. Desde que o remetente e o destinatário saibam a chave secreta, eles podem criptografar e descriptografar todas as mensagens que usam essa chave.
Criptografia assimétrica
O problema com chaves secretas está trocando-las pela Internet ou por uma rede grande enquanto impede que caindo em mãos erradas. Qualquer pessoa que conheça a chave secreta pode descriptografar a mensagem. Uma resposta é a criptografia assimétrica, em que há duas chaves relacionadas - um par de chaves. Uma chave pública é disponibilizada gratuitamente a qualquer pessoa que queira enviar uma mensagem. Uma segunda chave privada é mantida em sigilo, para que somente você saiba.
Qualquer mensagem (texto, arquivos binários ou documentos) é criptografada usando a chave pública só pode ser descriptografada, aplicando o mesmo algoritmo, mas usando a chave particular correspondente. Qualquer mensagem que é criptografada usando a chave privada só pode ser descriptografada usando a chave pública correspondente.
Isso significa que você não precisa se preocupar sobre passando as chaves públicas na Internet (as chaves devem para ser públicos). Um problema com a criptografia assimétrica, no entanto, é que é mais lento do que a criptografia simétrica. Ele requer muito mais capacidade de processamento para criptografar e descriptografar o conteúdo da mensagem.
O que é firewall?
Firewall