Introdu O A Microeconomia
Atividade
Equilíbrio de mercado
Aluno: Luana Gomes Gonçalves Loura
1°p Administração.
a) Quando há aumento da renda dos consumidores: a curva de demanda se desloca para cima e para a direita (paralelamente), pois os consumidores ficam mais sugestíveis as compras, com o aumento da renda, desejando aumentar seu padrão de consumo e, portanto, elevando a procura de determinados bens ou serviços, em proporção, aumentando os preços.
b) A demanda e oferta podem variar de acordo com a lei da oferta e da procura, essa procura depende de algumas variáveis que influenciam na escolha do consumidor, são elas:
Demanda:
* O preço do bem ou serviço: uma relação inversa e proporcional entre a quantidade procurada e o preço deste bem, quanto menor o preço maior será a quantidade de demanda, e vice-versa.
* Preço dos bens substitutos ou concorrentes: são aqueles que, quando um preço de um bem sobe, as pessoas procuram um bem substituto, ou seja, outro bem similar que satisfaça a mesma necessidade, reduzindo assim sua demanda. Exemplo: aumenta o preço da Coca-Cola, compra Pepsi; aumenta o refrigerante, consome-se mais suco.
*Gostos, hábitos e preferências do consumidor: A relação entre gosto ou preferência e quantidade é sempre direta (positiva), ou seja, aumentam ou diminuem proporcionalmente, quando o consumidor tem preferência por uma determinada marca o preço terá pouca influência sobre seu hábito de consumo.
Oferta:
*Preço do bem: A relação entre o preço e a quantidade ofertada é direta, pois se os preços aumentam haverá um incentivo para que os produtores aumentem a quantidade ofertada.
*Preço dos fatores de produção: A relação é inversamente proporcional. Aumentos nos preços dos fatores de produção causarão aumentos nos custos e, ocasionado uma oferta menor a cada preço.
*Condições Climáticas: É uma relação direta. Se o clima não é favorável para se produzir haverá uma queda na quantidade ofertada.
c) Dados Qd = 20 – 2P + 0,03R (função de