Introdu O A Estat Stica Panorama Hist Rico
Prof. Me. Marcelo Ézio Rodrigues
Curso: Sistema de Informação
PANORAMA HISTÓRICO
Todas as ciências têm suas raízes na história do homem. A Matemática, considerada a ciência que une a clareza do raciocínio à síntese da linguagem, originou-se do convívio social, das trocas, da contagem, com caráter prático, utilitário, empírico.
A palavra Estatística deriva do latim, Status (Estado), pois tinha como objetivo básico, a descrição dos bens do Estado.
A Estatística, ramo da Matemática Aplicada, tem sua origem desde a antiguidade, quando os povos registravam o número de habitantes, de nascimentos, de óbitos, faziam estimativas das riquezas, cobravam impostos, etc.
Há indícios de que há 3000 anos a.C. já se faziam censos na Babilônia, China, Egito e até no Velho Testamento há referências a uma instrução dada a Moisés, para que fizesse um levantamento dos homens de Israel que estivessem aptos para guerrear. Usualmente, estas informações eram utilizadas para a taxação de impostos ou para o alistamento militar. O Imperador César Augusto, por exemplo, ordenou que se fizesse o Censo de todo o Império Romano.
Na Idade Média, colhiam informações, geralmente para fins tributários ou bélicos e, a partir do século XVI, começaram a surgir as primeiras análises sistemáticas de fatos sociais, como batizados, casamentos, funerais, originando as primeiras tábuas e tabelas e os primeiros números relativos.
No século XVIII, o então acadêmico alemão Gotffried Achenwall (1719 – 1792) batizou essa ciência com o nome de Estatística, determinando seu objetivo e suas relações com as outras ciências.
As tabelas tornaram-se mais complexas, surgiram as representações gráficas e o cálculo das probabilidades. A Estatística deixou de ser simples catalogação de dados numéricos para se tornar o estudo de como chegar à conclusão sobre o todo (população), partindo de partes desse todo (amostras).
A ESTATÍSTICA
É uma ciência exata, podendo ser definida como um conjunto