Introdu o a Computa o
Introdução a Computação:
Zoológico dos Computadores
Prof.: Ivan Fontainha
Marcus Bueno
Ulisses Guedes
Belo Horizonte
2009
Introdução
Por que Zoológico dos Computadores? Pode-se dizer que existe um reino dos computadores, no qual existem várias espécies deles que veremos a seguir.
Em 1965, o então presidente do conselho da Intel chamado Gordon Moore, observou como estava sendo o avanço dos processamentos dos chips e citou um artigo científico sobre o futuro dos hardwares. Nesse artigo ele previu que o avanço dos chips seria de três em três anos e suas capacidades estavam crescendo constantemente – aproximadamente quatro vezes mais que a versão anterior. Passados 10 anos, ele reviu sua “teoria” e citou que o número de transistores dobraria a cada 18 meses com os custos sendo mantidos.
As empresas fabricantes de chips aproveitaram-se dessa lei e passaram a se programar para que os lançamentos de novos chips acompanhassem a teoria, assim firmando-se como verdadeira.
No ano de 2004, com o lançamento dos chips com núcleos duplos, pode-se constatar que a lei de Moore tem sua morte decretada, pois a capacidade máxima atingida para os chips foi de 3GHZ. Já que a lei teve sua “morte decretada”, a solução encaminhada para esse entrave seria através da computação quântica.
Tipos de Computadores
Computadores descartáveis: Os chips são desenvolvidos com o sistema de RFID (Identificação por Rádio Frequência), que podem receber/enviar sinais pela/para a base transmissora, sendo que as tags de envio são bem mais caras que as de recebimento, pois são dotadas de bateria. Comumente usadas em hospitais, indústrias, comércio, bibliotecas. É também bastante usado no controle/acompanhamento de animais, desempenhado pelos órgãos de controle responsáveis. No Brasil, o setor de logística é um grande interessado, mesmo que essa tecnologia não seja tão difundida, pois há a possibilidade de trocar a tecnologia de códigos de