Introdu O Trabalho Januario
1. INTRODUÇÃO 2
2. DESENVOLVIMENTO 3
2.1. Tipos de Modais: 3
2.1.1. Modal Ferroviário 3
2.1.2. Modal Rodoviário 3
2.1.3. Modal Hidroviário 3
2.1.4. Modal Aeroviário 4
2.1.5. Modal dutoviário 4
2.2. Componentes do valor do frete 4
2.3. Cálculo do frete 5
3. CONCLUSÃO 8
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
1. INTRODUÇÃO
O transporte é um dos elementos mais importantes no custo logístico de uma empresa, tendo o fundamental papel de ligação da empresa com o cliente. Segundo Nazário (2000. P.126) “O transporte pode chegar a valer 60% das despesas logísticas.”
O transporte deve ser gerenciado de maneira agregada aos processos de suprimento, produção, distribuição e consumo das cadeias de negócios. Para se organizar uma rede de transportes é preciso se conhecer as diversas ligações da rede (o nível de serviço, as características da carga e os tipos de equipamentos disponíveis). Os principais elementos da carga são peso e volume, densidade media e dimensões da carga, grau de fragilidade da carga e compatibilidade entre cargas diversas.
Com isso, observa-se que no transporte de produtos a vários quesitos que precisam ser observados para que se tenha um ótimo nível de serviço para o cliente. Após analisar esses quesitos poderá ser feito a seleção de um modal ou de um serviço oferecido dentro do modal.
O objetivo principal das atividades de transporte é movimentar matérias-primas e produtos acabados com maior agilidade e qualidade possível, sempre visando o menos custo plausível.
2. DESENVOLVIMENTO
No Brasil se dispõe de vários tipos de modais, os principais são: ferroviário, rodoviário, hidroviário, aeroviário e o dutoviario.
1.
2.
2.1. Tipos de Modais:
2.1.1. Modal Ferroviário
Quanto ao ferroviário ele é utilizado para o transporte de cargas pesadas, ao longo de grande distancias. Alguns exemplos desses produtos são: minérios, carvões minerais, cereais em grãos (transportados a granel) e derivados de petróleo (transportados em