Introdu O Trabalho De Hist Ria
Portanto, segundo Claudel: “O tempo é o sentido da vida.”
Introdução – História e História da Educação
Somos seres históricos, já que nossas ações e pensamentos mudam no tempo, conforme o tempo vai passando nos deparamos com as adversidades, tanto na vida pessoal como na coletiva. Assimilamos a herança cultural dos antepassados, ou seja, estamos inseridos no tempo, o presente não se esgota na ação que realiza, mas adquire sentido pelo passado e pelo futuro almejado. Pensar o passado, não é sentir saudade, curiosidade ou erudição, o passado no entanto não está morto, pois fundam-se nele as raízes do presente.
Resultamos desse movimento incessante, é impossível pensar em uma natureza humana com características universais e eternas. Não há um conceito de "ser humano universal". Melhor seria nos referirmos à "condição humana" alicerçada no conjunto das relações sociais, sempre mutáveis. Não nos compreendemos fora de nossa prática social, porque esta, encontra-se um contexto histórico-social concreto.
A fim de agir de maneira intencional e não meramente intuitiva e ao acaso. Se somos seres históricos, nada escapa à dimensão do tempo. Segundo o poeta Paul Claudel: "O tempo é o sentido da vida" No entanto, a concepção de historicidade não foi a mesma ao longo da história. Inúmeros foram os modos de compreender o ser humano no tempo e, portanto, a sua história.
A história resulta da necessidade de reconstituirmos o passado.
Os povos tribais não privilegiam os