INTRODU O PERCEP O
Em tempos atuais, as mudanças no ambiente empresarial, como reflexo da abertura do comércio internacional e da competitividade das empresas, promovem transformações nítidas no ambiente organizacional das empresas. Esse cenário tende a proporcionar constantes barreiras e desafios para as empresas, exigindo rapidez na solução de problemas prementes na busca pela efetividade objetivando superação de conflitos e a sobrevivência da organização.
Com isso, ferramentas gerenciais focadas em seus conceitos de melhoria contínua, eficiência e eficácia, e aprendizado organizacional, visam diferencial competitivo e vantagens estratégicas de posicionamento diante da concorrência no mercado. Elas ajudam os executivos atingirem seus objetivos, sejam eles aumentar receitas, reduzir custos, inovar, melhorar a qualidade ou se planejar para o futuro. Mas como identificar as ferramentas mais apropriadas para os desafios de sua organização? O segredo não esta em descobrir uma ferramenta mágica, mas sim descobrir as diferentes ferramentas e saber como e quando utilizá-las.
Percepção
O conceito de percepção deriva do termo latino perceptĭo e refere-se à acção e ao efeito de perceber ou percepcionar (receber através de um dos sentidos as imagens, impressões ou sensações externas, ou compreender e conhecer algo).
A percepção pode fazer referência a um conhecimento, a uma ideia ou à sensação interior que resulta de uma impressão material feita nos nossos sentidos.
Na óptica da psicologia, a percepção é a função que permite ao organismo receber, elaborar e interpretar a informação que chega do meio circundante através dos sentidos.
A percepção começou a ser estudada no século XIX. Os primeiros modelos que relacionavam a magnitude de um estímulo físico com a magnitude do evento percepcionado possibilitaram o surgimento da psicofísica.
Os especialistas asseguram que a percepção é o primeiro processo cognoscitivo, que permite ao sujeito de captar a informação do meio envolvente