Introdu o Hist rica da Viol ncia Contra a Crian a e o Adolescente slides
640 palavras
3 páginas
Introdução Histórica da Violência Contra a Criança e o Adolescente(primeiro slide)
A história de violência contra crianças e adolescentes acompanha a trajetória humana das relações sociais e, sobretudo, familiares.
A violência contra crianças e adolescentes percorre a história do mundo, desde os acontecimentos mais primitivos que se tem registro.
Os exemplos de violência praticados contra a infância estão presentes na História, na Mitologia, na Antropologia e nos Processos Religiosos.
Somente no século XX a problemática da violência contra crianças e adolescentes começou a ser estudada, devido aos novos valores atribuídos à família moderna.
(segundo slide)
Apesar dos problemas de registros e notificações e da omissão de muitos, as estatísticas começam a realçar a violência contra a criança e o adolescente como um fenômeno universal, sem distinção de raça, classe social, sexo ou religião.
Conforme o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), anualmente, 6,5 milhões de crianças sofrem algum tipo de violência doméstica no país.
No Brasil, 18 mil são espancadas diariamente e 300 mil crianças e adolescentes são vítimas de violência sexual.
A violência ultrapassa o silêncio da esfera familiar, tornando-se, então, uma evidência na sociedade, principalmente nas instituições hospitalares e educacionais - virando, desse modo, notícia diária na mídia.
(terceiro slide)
A Constituição Federal determina como obrigação do Estado, da Família e da Sociedade a defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.
A triste realidade brasileira em que a pobreza, o analfabetismo e o trabalho infantil - como formas de violência, existem e impedem o suprimento das necessidades básicas e elementares do contingente infantil.
A história da violência contra crianças e adolescentes denota a persistência de diferentes tipos de agressões (físicas e psicológicas) e a disseminação dessas práticas nas instituições sociais.
As medidas legais de proteção e as