INTRODU O Familia Brasileira
FAMÍLIA BRASILEIRA EM DADOS
Salvador
2015
ELIANE COSTA
JOCINEIDE
MANUELA SECUNDO
MARAISA
THAMIRIS SANTOS SOUZA
FAMÍLIA BRASILEIRA EM DADOS
Salvador
2015
INTRODUÇÃO
A família é um grupo social que varia de acordo com a sociedade na qual se encontra mas será um reprodutor fundamental dos valores de uma sociedade determinada. À família é um núcleo composto por pessoas unidas por parentesco ou relações de afeto. Cada sociedade terá um tipo de organização familiar mas algo muito importante é que na família as pessoas que conformam esse grupo vão ter relações afetivas e de parentesco.
Além disso, neste grupo familiar se transmite os valores da sociedade na qual se vive e portanto é reprodutora do sistema social hegemônico de uma época e sociedade determinada. Na sociedade ocidental a família veio mudando em função das transformações sociais e hoje em dia tem diversas formas, diferente da versão de família clássica que se desenvolveu ao longo dos séculos XIX e XX. As mudanças no mundo do trabalho e a mercantilização da vida cotidiana, assim como as mudanças legais e sociais em torno a diversidade sexual modificou e diversificou o conceito de família com relação a suas formas.
Em resumo, é possível sim definir a família como um grupo social que está unido por relações de parentesco, tanto por via sanguínea como por relações afetivas. Estes grupos familiares vão reproduzir formas, valores sociais e culturais que estão instalados em uma sociedade.
Conhecer a estrutura da família ajuda a ter uma ideia dos tipos de família existentes, no sentido de como se conforma uma família e quais são suas principais características.
A estrutura da família aponta como se conforma este grupo social e é nesse sentido que você verá as características desta estrutura. De uma visão evolucionista se aponta a família passando por diversas etapas na história humana, através das seguintes estruturas: família extensa, família.
Se