Introdu o exp acido acetico
Esta prática teve como principais objetivos determinar a densidade e o teor de ácido acético em amostras de vinagre.
O vinagre (derivado do francês “vinho ácido”) é o resultado de atividade de bactérias, que converte líquidos alcoólicos como vinho, cerveja e cidra em uma fraca solução de ácido acético. Existem diversos tipos de vinagres, dependendo do tipo de material usado na fermentação alcoólica (sucos de frutas, xaropes contendo amiláceos hidrolisados) pode possuir de 4 a 8% de ácido acético em sua composição. Sua produção envolve uma fermentação alcoólica de um carboidrato e uma oxidação do álcool até ácido acético.
Para encontrar o teor de ácido acético na amostra de vinagre, determinou-se primeiramente sua densidade. A densidade é a razão entre a massa e o volume de uma determinada substância, ou seja, a quantidade de matéria que está presente em uma determinada unidade de volume.
A técnica utilizada para encontrar a porcentagem de acidez foi a titulação, que consiste em um processo físico para determinação da concentração em valores específicos de uma substância desconhecida. Quando a substancia de concentração desconhecida é um ácido usamos uma base de concentração conhecida para determinar a concentração do ácido. Neste caso, a base conhecida foi de Hidróxido de Sódio (NaOH) com concentração 0,1 mL.
Assim, para saber quando a reação terminou, utilizou-se a fenolftaleína, um indicador ácido-base, que apresenta a coloração incolor em solução ácida e rósea em solução básica.
http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/densidade.htm acesso em 12/05/12 às 08h46min. http://cyberdiet.terra.com.br/vinagre-2-1-1-121.html acesso em 12/05/12 às 08h57min. http://www.infoescola.com/quimica/acido-acetico/ acesso em 12/05/12 às 08h59min. http://www.infoescola.com/quimica/titulacao/ acesso em 12/05/12 às 09h18min.