Introdu o Espectrofotometria
Introdução
A espectrofotometria é o método de análises óptico mais usado nas investigações biológicas e físico-químicas. O espectrofotômetro é um instrumento que permite comparar a radiação absorvida ou transmitida por uma solução que contém uma quantidade desconhecida de soluto, e uma quantidade conhecida da mesma substância.
Todas as substâncias podem absorver energia radiante, mesmo o vidro que parece completamente transparente absorve comprimentos de ondas que pertencem ao espectro visível. A água absorve fortemente na região do infravermelho. A interação da luz com a matéria é um tema de grande importância. Os graus correspondentes à translação, rotação e vibração envolvem aspectos associados ao movimento. Um quarto grau de liberdade corresponde aos possíveis níveis com estados diferentes de energia, que os elétrons, presentes nos átomos, íons e moléculas, podem apresentar. O espectro eletromagnético se situa em uma região com freqüências oscilatórias mais elevadas, englobando, em ordem de freqüência crescente, as ondas de rádio (Hertzianas), micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios x, raios gama e raios cósmicos. Objetivos:
Compreender alguns aspectos importantes da interação da luz com a matéria. Utilizar grandezas que quantifiquem a transmissão e absorção de luz em determinado meio.
Realizar operações de medida simples com um espectrofotômetro ultravioleta-visível, tendo consciência dos cuidados ao utilizar o instrumento e seus acessórios.
Soluções e Reagentes
• Água 25ml ;
• CO+2 em diferentes concentrações 0,01. 0,02. 0,05. 0.1
Metodologia
2.1.1 Determinação da curva de absorção (espectro) e do comprimento de onda ótimo.
a) Medir a absorvância da solução 0,05M de cloreto de cobalto hexahidratado no espectrômetro, na faixa de 400 nm a 600 nm, nos intervalos indicados na tabela I.
b) Traçar a curva de absorção, A x , (espectro de absorção) e determinar o ótimo.
2.1.2 Verificação da