INTRODU O Ergonomia 1
Ergonomia é a disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema, a fim de otimizar o bem-estar humano e o desempenho geral de um sistema. Esta aplica-se ao desenvolvimento de ferramentas de ações sistematizadas em virtude uma política da qualidade e a critérios de averiguação de sua aplicação, como na assimilação da cultura do bem fazer por bem estar e compreender, nas chamadas auditorias ou análises de qualificação e mapeamentos de processos, e atinge a segmentos diversos quando margeia a confiança aos métodos de interpretação e a introdução de novos aplicativos, artefatos e até de gerenciamento de pessoas inerentes ou inseridas a um grupo. Os sistemas de qualidade em disseminação, quando de sua possibilidade em humanizar os processos volta-se a racionalizar o homem ao sistema e a interface da pessoa com o método.
No presente trabalho, analisaremos a interface de um repositor de supermercado, com vistas a avaliar sua postura durante a durante e realização de seu e propor adequações quando necessário, garantindo a esta o bem estar no trabalho e em sua vida cotidiana.
REPOSITOR DE SUPERMERCADO
Antes de adentrarmos a analise ergonômica propriamente dita, devemos conhecer ter conhecimento de quem é um repositor de supermercado e quais suas principais funções.
O repositor é o profissional que todos já se habituaram a ver nos supermercados e lojas a repor os produtos nas prateleiras, é o profissional responsável pela reposição de mercadores nas gondolas, e pelo atendimento ao clientes e auxilio a clientes no interior do supermercados.
Em uma visão mais positivista podemos afirmar que o repositor tem suas funções estabelecidas pela Classificação Brasileira de Ocupações – CBO, código 521125, que após nova redação dada pela Portaria nº 1005/2013 MTE, que alterou a Portaria nº 723/2012 MTE, assim dispõe:
“Auxiliar nas atividades gerais