Introdu o Eletrodin mica

1267 palavras 6 páginas
Introdução à Eletrodinâmica

Eletrodinâmica é a parte da física que estuda a energia elétrica em movimento.
Como sabemos, a energia elétrica é muito importante para o mundo de hoje. Sem ela, você não poderia estar visualizando esta página na internet, nem acender lâmpadas ou televisores.
Para começar a estudar essa matéria, é necessário saber algumas coisas estudadas em química. Osátomos são formados por prótons, nêutrons e elétrons. Os elétrons podem estar "presos" ao núcleo (prótons e nêutrons), ou seja, não estão livres e não podem se mover livremente. Os elétrons livresé que farão o transporte da energia elétrica (corrente elétrica). Por isso dividimos as substâncias químicas em condutores e não condutores.
Elétrons livres são os elétrons mais distantes do núcleo do átomo, que se concentram na parte externa do átomo de forma desordenada.

Quando esses elétrons livres recebem a carga de um gerador, se organizam e formam através dessa organização uma corrente elétrica que acontece em virtude da influência de uma força elétrica responsável por este movimento.

A corrente elétrica é então o movimento ordenado das cargas elétricas num condutor metálico e possui sentidos convencional (deslocamento das cargas positivas do potencial maior para o menor) e real(deslocamento do potencial menor para o maior). A corrente elétrica também possui intensidade, tipos(corrente contínua e alternada) e efeitos.

Existem também corpos capazes de conduzir de melhor ou pior forma essa energia, e são chamados decondutores, supercondutores e isolantes.

Condutores de eletricidade
Para que um material seja condutor de eletricidade, é preciso que ele tenha elétrons livres para que a energia seja transportada dentro da substância. Exemplos de condutores são os metais (cobre,ouro), água,corpo humano etc.
Quando os elétrons viajam entre os átomos de uma substância, eles "esbarram" em outros elétrons e no próprio núcleo, fazendo com que os átomos se agitem mais, causando um aumento de

Relacionados

  • proudhon filosofia da miseria
    207590 palavras | 831 páginas