INTRODU O DIN MICA DE GRUPO
A forma mais comum de tomada de decisões em grupo ocorre nos grupos de interação. Neles os membros interagem face a face, usando a interação verbal e não verbal para se comunicar. Tem se proposto o brainstorming , a técnica de grupo nominal e as reuniões eletrônicas como formas de reduzir os problemas aos tradicionais grupos de interação.
O brainstorming pode superar as pressões para a conformidade que dificultam o desenvolvimento de alternativas criativas ao estimular toda e qualquer alternativa ao mesmo tempo em que impede críticas a elas. Hoje em dia as empresas buscam colaboradores que vão além das meras funções que seu cargo exige, espera-se que os funcionários também participem dos projetos, objetivos e metas da empresa através de ideias, dicas, sugestões, ou seja, tudo que ajude na colaboração para o crescimento e desenvolvimento da empresa. Através da dinâmica de tempestade de ideias podemos ver a pontecialidade de criação, a criatividade de cada participante. Colocando várias mentes para trabalhar ao mesmo tempo as ideias fluem e ampliam a área de conhecimento a partir do momento que exploramos também o conhecimento de nossos colegas de trabalho.
3. PROCEDIMENTOS
A dinâmica foi aplicada em uma Empresa de açúcar e álcool, a dinâmica será aplicada entre seis á doze pessoas aproximadamente sentam-se a uma mesa.
O líder coloca os problemas de maneira clara que todos os participantes possam compreendê-los. Os participantes, então, começam a gerar o maior número possível de alternativas, dentro de um limite de tempo. Não é permitida nenhuma critica ás ideias e todas elas são registradas para posteriores discussões e análises. Uma ideia estimula a outra e as criticas, mesmo ás soluções mais bizarras, só serão permitidas mais tarde.