Introdu o CDM
Os semicondutores têm tido um impacto incrível em nossa sociedade. Seu emprego é de importante relevância na fabricação de componentes eletrônicos tais como diodos, transístores e outros de diversos graus de complexidade tecnológica, microprocessadores, e nanocircuitos usados em nanotecnologia. Portanto atualmente o elemento semicondutor é primordial na indústria eletrônica e confecção de seus componentes.
Resumidamente semicondutores são materiais para os quais a 0 K (zero Kelvin), a banda de valência, BV, está totalmente preenchida e a banda de condução, BC, totalmente vazia, funcionando nessa condição como isolantes. Banda de valência é uma banda de energia formada por níveis de energia, ocupada por elétrons semi-livres, que estão um pouco mais separados do núcleo que os demais. É nesta banda de energia que se acumulam as lacunas eletrônicas ou buracos eletrônicos, após serem criadas no material por processos energéticos, como por exemplo, a incidência de radiação eletromagnética. É nela também que se dá o transporte de lacunas (buracos) sob a influência de campo elétrico aplicado. Deste modo, cada excitação térmica que promove um elétron para a banda de condução forma dois portadores de carga: o elétron e a lacuna. Além de energia térmica para provocar esta excitação outros meios podem ser utilizados para bombardear-se o material, como o uso de radiação: luz, raios, elétrons, etc.
Neste trabalho vamos falar um pouco sobre os semicondutores : descrição, propriedades, caracteristícas, custo de fabricação e aplicação desse material que é vastamente encontrado hoje nos aparelho eletrônicos.
2. Desenvolvimento:
2.1 Descrição/ Definição:
2.1.1 Definição:
Materiais semicondutores são aqueles que possuem resistência elétrica maior do que a dos materiais condutores e menor do que as dos isolantes. Ou seja, não são nem condutores nem isolantes. Na tabela periódica, são os elementos situados na família 4A. Ex: Carbono (C), germânio (Ge) e, sendo o mais