Introdu O Biologia
Resumo
Uma célula bacteriana, por não possuir carioteca o envoltório nuclear, é classificada como procariótica. Células de animais e vegetais, que possuem núcleo individualizado e delimitado pela carioteca, são eucarióticas.
O núcleo tem actividade auto-sintética, Cada uma de suas moléculas de DNA pode originar uma cópia idêntica de si mesma, em um processo chamado replicação, as informações do DNA são passadas para o citoplasma por moléculas de RNA mensageiro, cuja produção é a transcrição, que emprega as moléculas de DNA como "molde".
O RNA mensageiro dirige-se ao citoplasma, onde a sua leitura pelos ribossomos determina a produção de proteínas, na tradução.
Contém primeiro o número total de cromossomas, seguido de uma lista das anomalias, com os cromossomas identificados pelos respectivos números, as consequências fenotípicas das anomalias estruturais derivam de um efeito de dose atribuível (como nas aneuploidias) ao número incorrecto de certos genes (a mais nas duplicações e a menos nas deleções), ou de um efeito de posição resultante da presença de um locus numa localização anormal (inversões, translocações, cromossomas em anel).
Diagrama muito simplificado de um ácido nucléico duplamente trançado, os círculos amarelos representam fosfatos, os verdes Pentoses e os vermelhos bases nitrogenadas.
As linhas sólidas representam ligações covalentes e as pontilhadas ligações de hidrogénio, os ácidos nucléicos são moléculas gigantes (macro moléculas), formadas por unidades monoméricas menores conhecidas como nucleotídeos, cada nucleotídeo, por sua vez, é formado por três partes.
O controle da actividade celular pelo DNA, portanto, é indirecto e ocorre por meio da fabricação de moléculas de RNA,