INTRODU O AO ESTUDO DE LITERATURA
Literatura não é nenhum monstro a ser vencido para obter uma boa nota no Enem. Com alguns macetes e alguns conceitos esta matéria se torna bastante dócil.
Literatura - Introdução-FB
A literatura está relacionada ao campo da arte, faz parte dela, de modo que pode ser chamada de manifestação artística. A arte, então, é uma forma de expressão do pensamento humano que pode ocorrer nas mais variadas formas e através das mais variadas atividades. Por isso, talvez, seja tão difícil definir em termos exatos o que é e se torna arte ou não. Textos, poemas, contos, romances, crônicas, desenhos, pinturas, esculturas, instalações, danças, performances teatrais, filmes e mais toda uma série de ações humanas que acabam ganhando o status de arte e temos dificuldade em dizer por quê.
Este porquê, de acordo com alguns estudiosos do tema, está muito relacionado com a função que a arte exerce na sociedade. Para o filósofo grego Aristóteles, esta função era a da catarse: a purificação das almas através de uma descarga emocional provocada por um drama. Falaremos mais sobre a poética de Aristóteles em outro artigo. Por enquanto basta entender que o filósofo grego estava falando daquele clique que uma obra artística nos causa e que nos desperta a reflexão. Não falo aqui de acharmos uma obra, um livro, por exemplo, bom ou ruim por si só, trata-se de uma reflexão que transcende isto. A obra artística invade o nosso mundo e é capaz de mudar nossa opinião sobre algo, aprofundar nossos argumentos sobre algo. Ela desperta alguma emoção, leva-nos às lágrimas, causa-nos raiva, faz-nos pensar.
Tendo isso em mente, vamos nos voltar para a literatura. Esse bichinho feio que normalmente significa “ler livros velhos que eu não entendo e que não me dizem nada!” Não precisamos ver a coisa assim, Machado de Assis, José de Alencar, Aluísio Azevedo e toda a trupe da nossa literatura brasileira não precisam ser vistos como inimigos a serem