INTRODU O Alvaro
Neste presente trabalho irei falar sobre a televisão onde vemos que muito tem se especulado a respeito da televisão, porém poucos autores se esmeram em mostrar seus aspectos positivos, ou seja, suas contribuições em termos educativos que vai muito além do ato de informar. Indo de encontro a essas especulações, este trabalho irá demonstrar que a televisão pode ser um meio educativo e democratizador dos bens culturais.
Vivemos em uma sociedade do trabalho e da falta de tempo para a convivência familiar e o diálogo. As crianças aprendem principalmente com a televisão, a internet e dominam com facilidade as tecnologias. O que se percebe nesse processo é a formação de jovens egocêntricos, solitários, sem criatividade e com apresentação de adolescência precoce.
A Televisão é a maior culpada pela fraca andesão dos jovens a leitura.
Para falar da televisão e de suas possibilidades educacionais, será feito, inicialmente, o caminho percorrido pela mesma em contextos históricos diferenciados e os estudos e pesquisas que culminaram com a invenção do maior meio de comunicação de massa.
O advento da televisão não é tão novo como parece. A história da televisão é fruto de pesquisas e trabalho conjunto de cientistas, físicos e matemáticos que acreditavam ser possível fazer transmissões, também de imagens e distância.
A necessidade de representar a realidade sob forma de imagens acompanha o homem desde a pré-história quando, de forma primitiva, o homem usava o ocre e o carvão para deixar imortalizado nas paredes das cavernas, suas vivências e aventuras. Os povos egípcios por sua vez, já contavam com técnicas mais avançadas para fazer essas representações e, assim, a humanidade sempre foi seduzida pela vontade de se ver representada sob forma de imagem. Com a descoberta da fotografia e o avanço dos recursos tecnológicos, a reprodução da realidade ganhou recursos de luz, retoques e ângulos favoráveis, tornando as imagens mais fiéis e capazes de transmitir e