Introdu o AGRICULTURA PRECIS O 2
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
CURSO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA
DISCIPLINA AGRICULTURA DE PRECISÃO
Controle de compactação do solo através de um medidor eletrônico
Vinícius Dias Chagas
Pelotas/UFPel - RS
Janeiro - 2014
Vinícius Dias Chagas
Controle de compactação do solo através de um medidor eletrônico
Trabalho sugerido pela professora
Gizele Godotti, propondo a utilização de técnicas de
Agricultura de Precisão.
Pelotas/UFPel - RS
Janeiro - 2014
1 Introdução
A produção agrícola atualmente tem o dever de suprir as necessidades da crescente população mundial, com isso vem sendo pressionada a evoluir suas técnicas de produção. A evolução tecnológica é de grande importância na agricultura, assim podendo haver maior produtividade com menor custo e menor dano ambiental.
A agricultura de precisão constitui-se em técnica de gerenciamento sistêmico que se propõe a aperfeiçoar o processo agrícola, permitindo a aplicação de insumos nos locais pré-estabelecidos e nas quantidades requeridas (FRAISSE, 1998). Conforme Cirani; Moraes. (2011), podemos entender que a Agricultura de Precisão e o gerenciamento da variabilidade espacial da produção e dos fatores envolvidos, realizada por meio de tecnologias recentes adaptadas para o meio agrícola.
Com a modernização da agricultura, o peso de máquinas e equipamentos e a intensidade de uso do solo têm aumentado, resultando em significativas alterações nas suas propriedades físicas (STRECK et al., 2004). Essas alterações referem-se ao decréscimo da porosidade e da permeabilidade e ao aumento da compactação em relação às condições originais do solo (NOVAK et al., 1992; TAVARES FILHO et al., 2001). A compactação, Além de ser um impedimento mecânico ao crescimento radicular, afeta os processos de aeração, condutividade do ar, da agua e do calor, infiltração e redistribuição da água, além dos processos químicos e biológicos (CAMARGO; ALLEONI, 1997; ROQUE et al. 2003). Com a sondagem do solo