INTRODU oficina de leitura
Este relatório tem como finalidade refletir e conscientizar, os aspectos no que diz respeito à leitura e aprendizagem, aprendizagem e leitura, de modo que ao ministrar o conteúdo e quando o conteúdo vier de encontro com o aluno, que essa relação de ensino aprendizagem ocorra de forma variada, não se submetendo apenas a conceito e regras pré-estabelecidas, ou seja, que sai do ambiente usual e que abranja outros ambientes também.
Partindo da idéia de crianças que já sabem lê e escrever, ou seja, de crianças já alfabetizadas, é importante que o professor atente para tarefas ou atividades em que o nível de dificuldades possa cada vez mais sendo aumentado de forma progressiva e gradativamente atingindo uma complexidade relevante, contudo passíveis de resolução, dessa forma a criança abre leque para expandir seu conhecimento e que por si só possa começar a buscar seu próprio conhecimento.
Além disso, também tem como função conscientizar o professor a procurar a cada dia se integrar cada vez mais a leitura, ou seja, que lê se torne um hábito prazeroso e agradável, dessa forma seu universo continuará em expansão, contribuindo cada vez mais para o processo ensino/aprendizagem com uma qualidade mais promissora e conseqüentemente o aluno percebendo essas virtudes no professor, ele irá aos poucos se integrando mais e mais nessa dinâmica...
Capítulo1
Leitura e aprendizagem
No primeiro capitulo a autora apresenta a organização e a estrutura do livro e a discussão geral a respeito da leitura do livro.
Recuar......“A orientação pedagógica das oficinas e deste volume: acreditamos como Vygotsky e pedagogos neovygotskianos, que a aprendizagem é construída na interação de sujeitos cooperativos que têm objetivos comuns. Como, no caso, trata-se de aprender a ler no sentido cabal da palavra (em que ler não é o equivalente a decifrar ou decodificar), a aprendizagem que se dará nessa interação consiste na leitura com compreensão. Isto implica que é na interação,