introdu ao metabolismo 1
Degradação de carboidratos
Metabolismo
•
•
•
A)
B)
O metabolismo é o conjunto de todas as transformações químicas que ocorrem em uma célula de um organismo vivo, estas transformações desenvolvem-se através de uma série de reações químicas catalisadas por enzimas, estas reações constituem o que se chama de vias metabólicas. O metabolismo é uma atividade celular dirigida a manutenção da vida celular e portanto apresenta como funções gerais: obter energia química através da degradação de nutrientes, converter algumas moléculas de nutrientes em moléculas características da própria célula, inclusive precursores macromoleculares, e sintetizar e degradar biomoléculas necessárias as funções celulares especializadas.
O metabolismo pode ser:
Catabolismo ou metabolismo catabólico: resume-se como o conjunto das reações onde moléculas orgânicas dos nutrientes (ex.: carboidratos, lipídios e proteínas) são convertidas em produtos mais simples e menores e durante este processo ocorre liberação de energia que é conservada na forma de moléculas de ATP ou de transportadores de elétrons reduzidos ( as coenzimas NADH e FADH 2).
Anabolismo ou metabolismo anabólico: resume-se como o conjunto de reações onde moléculas menores e mais simples são reunidas em moléculas maiores e mais complexas.
Durante este processo de biossintese energia é requerida, pricipalmente através da hidrolise do ATP.
Estrutura quimica do ATP
Estruturas quimicas do NAD+ e FAD (carreadores de elétrons)
Reaçoes de oxirreduçao envolvendo NADH e FADH2
Metabolismo energético
•
A produção de energia pode ser:
AERÓBICA: a produção de energia (ATP) é obtida com consumo de oxigênio nas reações do metabolismo catabólico. Este processo também é chamado de respiraçao celular e depende de organelas especializadas para suas reações, as mitocôndrias, e vias metabólicas especiais, glicólise, o ciclo de krebs e a cadeia respiratória.
ANAERÓBICA: a produção de energia (ATP) é obtida