IntroDigitalWorks
2456 palavras
10 páginas
UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIORDepartamento de Informática - Sistemas Lógicos
Notas sobre o simulador de circuitos digitais “Digital Works”
1. Introdução
O Digital Works é uma ferramenta gráfica de simulação que permite construir e analisar o comportamento de circuitos digitais. Os circuitos a simular podem ser compostos por portas lógicas, flip-flops, unidades de memória, etc.
Uma das suas capacidades mais importantes é a criação de macros, através das quais é possível construir um novo componente a partir de um circuito desenhado pelo utilizador. Esse novo componente pode ser guardado para ser usado mais tarde na construção de outros circuitos mais complexos. Deste modo é possível ir acrescentando novos componentes à lista de componentes do programa. Por exemplo, podem criar-se componentes como contadores, comparadores, registos ou mesmo criar circuitos integrados como o 74HCT08.
A versão a usar nas aulas práticas de Sistemas Lógicos é a 2.0, que é freeware, embora haja outras mais recentes e com capacidades adicionais mas que são pagas. Operar com o programa é muito simples, existindo um help integrado que explica as diversas funcionalidades. Nesta introdução são apenas indicados os procedimentos elementares para começar a trabalhar com o simulador.
2. Ficheiros
O simulador consta de um único ficheiro “Dw20_95.exe” a partir do qual é feita a instalação para qualquer versão do MS-Windows (esta versão foi desenvolvida para o Win95, mas corre em todas as versões até à XP). O ficheiro instala o executável e o desinstalador. É criada por defeito a directoria
“\DigitalWorks” e mais algumas directorias nas quais existem ficheiros dos tipos "*.dwm" (digital works macros), "*.dwt" (digital works templates) e ainda "*.map" (memory mapping). As directorias são: \Integrated Circuits – alguns componentes pré-definidos (ex. portas lógicas)
\Templates – formatos que os circuitos do utilizador podem assumir
\Macros – circuitos criados pelo utilizador
\Sample Circuits –