Introd. engenharia
Uma pesquisa da consultoria PageGroup ilustra bem essa escassez. De mil oportunidades de emprego analisadas, 38% eram na área de engenharia. Expansão na economia, a descoberta do pré-sal e megaeventos esportivos vêm alavancando o setor.
Uma pesquisa do Semesp, sindicato das mantenedoras de ensino superior privado de São Paulo, comparou o número de ingressantes no primeiro trimestre de 2012 em relação ao mesmo período de 2011 e mostrou que são as Engenharias que mais registraram alta na procura. A graduação em Engenharia Civil é a primeira no ranking, com alta de 49,2%. Logo em seguida está Engenharia de Produção, com acréscimo de 26,5%.
Destas áreas da engenharia falamos sobre a engenharia ambiental, que trabalha em prol do desenvolvimento sustentável, garantindo que as atividades do homem respeitem os limites dos recursos ambientais (água, ar e solo). O momento atual de crescimento econômico e grandes investimentos na infraestrutura do País oferecem muitas oportunidades desse trabalho.
Também um recente curso alavancando pela enorme avanço tecnológico a engenharia de Petróleo, aparece como umas das áreas premissas para o futuro. Atualmente, o mercado está em expansão, impulsionado pelas novas descobertas de petróleo encontradas na camada de pré-sal do litoral brasileiro. A graduação específica nesse tipo de engenharia é recente no Brasil.
Os engenheiros atuam em um largo espectro de atividades que vão desde o chamado chão de fábrica (onde resolvem problemas cotidianos e estão sempre procurando aprimorar os produtos, ou aumentar a eficiência dos processos) até as funções gerenciais para as quais a formação tecnológica - com base