Introd. contabilidade
A história da contabilidade é tão remota quanto a própria história da civilização e durante um longo período, foi tida como a arte da escrituração mercantil.
A origem da contabilidade está ligada à necessidade de registros do comércio. O homen enriqueceu e isso impôs o estabelecimento de técnicas para controlar e preservar seus bens. Ao passo que o homem começava a possuir maiores valores, procupava-lhe saber quanto poderiam render e qual a forma de aumentar as suas posses; estas informações, quando já em maior volume, não eram de fácil memorização, sendo necessário o registro.
Quando os estudiosos e intelectuais perceberam que a informação era apenas uma memória, e era preciso saber qual seu verdadeiro significado, aprofundaram os estudos e considerações já existentes, surgindo então a “Ciência da Contabilidade”.
Em novembro de 1494, o franciscano italiano frei Luca Pacioli publicou a primeira literatura contábil “relevante”, consolidando o método das Partidas Dobradas, com expressões de causa e efeito do fenômeno patrimonial com os termos de Débito e Crédito.
Vale salientar que nessa época vários foram vários estudos publicados por diversos autores sobre a contabilidade, mas nenhum foi tão completo quanto o do frei, sendo que o mesmo não descobriu as Partidas Dobradas, tendo somente aprimorado o conhecimento sobre o citado assunto, pois elas já eram conhecidas e usadas desde o século XIII.
Muito a “Contabilidade” caminhou desde então, passando por diversas fases de aprimoramento até alcançar o formato atual.
A Contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização.
O campo de aplicação da Contabilidade abrange todas as entidades econômico-administrativas, tanto as sociedades mercantis como as civis, inclusive associações ou mesmo aquelas sem