Introcuçãoao processo siderurgico sustentável

1629 palavras 7 páginas
Trabalho interdisciplinar dirigido II
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA

PROCESSO SIDERURGICO E SUAS ALTERNATIVAS SUSTENTÁVEIS

CURSO: Engenharia de Produção
Daniella Macedo, Ingreed Luana, Isabela Resende, Leticia Amorim, Márcio Albert, Matheus Perdigão, Rafaely Melo e Wesley Thiago.
Professor TIDIR Orientador: Breno Arêdes
Professores Co-Orientadores: Amanda Souza Chiara Barros, Claudia Amaral, Daniel Neri e Fabio Furtado.

Resumo:
Nesse artigo será descrito o processo de produção de ferro-gusa em altos-fornos, desde a matéria prima até o produto final. Serão abordadas as possíveis alternativas sustentáveis aplicáveis em uma usina. Dentre elas, a redução dos gases do efeito estufa através da utilização de gases do alto-forno para produção de energia elétrica, através da termelétrica, a possibilidade de reciclagem do aço e o aproveitamento de coprodutos.

Palavras chaves: Produção do aço, sustentabilidade, energia sustentável.
1. Introdução De acordo com Farias (2011), ao final da década de 90 cerca de 90% da potência elétrica do Brasil eram provenientes de hidrelétricas, devido principalmente as vantajosas dimensões e grande potencial hídrico encontrado no país. Entretanto, para a instalação de uma hidrelétrica, áreas extensas devem ser alagadas. Por isso é necessário pensar em formas sustentáveis de transformação de energia visando minimizar os danos ambientais causados pelas hidrelétricas e, paralelamente, suprir a crescente demanda de energia elétrica. As grandes usinas, então, abrem espaço a outras formas alternativas de produção elétrica e com a utilização de tecnologias mais adequadas aos aspectos socioambientais: geração termelétrica (REIS, 2011). De acordo com Quaresma (2009), que discorre sobre o perfil do aço, dos metais utilizados pelo mundo, o mais importante, em quantidade e valor, é o aço. Muito usado na construção civil, também tem como setores consumidores o setor automotivo, máquinas e equipamentos,

Relacionados