intro metafisica
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PALMAS
CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA
Aluno: Leonardo Henrique Morais Martins
Matéria: Ontologia Curso: Filosofia
Professor: Leon Farhi Neto
“ESTUDOS INICIAIS SOBRE A METAFÍSICA”
A metafísica e sua problemática é algo muito amplo, se olharmos para as obras que abordam sua temática podemos notar caracterizações bem diferenciadas sobre a disciplina. Hora essas caracterizações são descritivas buscando explicações sobre o que os filósofos fazem, ou hora são normativas; tentando identificar o que os filósofos deviam estar a fazer quando estudam a metafísica, essas classificações muitas vezes se discordam entre si, sendo que essas divergências acerta da natureza da metafísica é tão antiga como a sua própria historia, causando uma ampla diversidade de objetos de estudos e abordagens.
O termo metafísica como disciplina, é retirado do título de um dos tratados de Aristóteles, o próprio Aristóteles nunca se referiu ao seu tratado com esse nome; esse titulo foi conferido por pensadores posteriores. Aristóteles chamou à disciplina como filosofia primeira ou teologia, sendo que a sabedoria ao conhecimento que era o verdadeiro objetivo da disciplina. Mas ele não nos dá uma única explicação sobre ela, em alguns contextos ele nos diz que aquilo que procura no seu tratado é um conhecimento das primeiras causas, mas que objeto de estudo é identificado pela expressão “primeiras causas”?
Para Aristóteles ela é uma disciplina que se ocupa de Deus ou motor imóvel, ele fala bastante acerta da disciplina, diz-nos que ela é uma disciplina teórica, mas ao contrário das diversas artes que se ocupam com a produção e das diversas ciências práticas como a economia e a política cujo o fim é orientar a ação humana, a metafísica tem como objetivo a apreensão da verdade por si própria. A metafísica assim tem como objeto de estudo a substância