Intregração social
MERCADO DE TRABHALHO
Moises Paulo Machado
Prof.Tutor Externo Luceni Firmino Silvano Fermiano
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Bacharelado em Administração (ADG0128) – Prática do módulo 2
18/06/2012
RESUMO
Este artigo propõe-se a versar sobre a instalação da ICC, ambicioso projeto que previa a implementação de um grande complexo industrial na cidade de Imbituba. De um lado aqueles que esperavam melhores tempos, com emprego, infra- estrutura, o progresso para a cidade, e por outro lado, aqueles que questionavam a vinda de uma empresa fabricante de ácidos, instalada na beira da praia. Busca enfocar, principalmente, os debates gerados no município acerca do impacto ambiental advindo com ela, impacto este resultante, sobretudo, pela supervalorização da perspectiva desenvolvimentista em detrimento do perigo e risco da degradação ambiental.
Palavras-chave: Economia. Poluição. Indústria
1 INTRODUÇÃO
Falaremos sobre a instalação da ICC e sua atividade carvoeira existente na região sul do estado e seu crescimento econômico.
Falaremos sobre o progresso e também da poluição ambiental, gerando um retumbante protesto de vários setores da população.
2 ICC SEU PROGRESSO X IMPACTO AMBIENTAL
Imbituba é uma pequena cidade litorânea,100 km de Florianópolis. Possui extensas praias de mar aberto que proporcionam paisagens paradisíacas, dunas, ilhas, vegetação abundante, porém, como acontece em diversas cidades com tais características, ter um visual e uma natureza abundante não são vistos pelo poder público e pela sua população como uma possibilidade para crescimento econômico. A instalação de tal indústria advém do contexto econômico vivido pelo país e, principalmente pela forte atividade carvoeira existente na região do sul do estado. Cidades como Criciúma, Tubarão, Siderópolis, Lauro Miller, entre outras, tiveram durante muito tempo sua economia