Intra-empreendedorismo
Palavras Chaves: Empreendedorismo. Intra-empreendedorismo. Inovação.
Introdução
Nosso trabalho é voltado ao intra-empreendedorismo. Buscamos esclarecer, com base em autores conceituados como Pinchot e Pellman e Antoncic e Hisrich, qual o conceito e as características de um intra-empreendedor, diferenciais de uma empresa que o contenha e até mesmo alguns pontos que são vistos como indesejáveis a um funcionário perante o chefe.
O objetivo da exposição da pesquisa é tornar o leitor um conhecedor dos tópicos citados acima. Caso seja um empresário, um descobridor de funcionários com esse potencial que hoje em dia é bem visto no ramo empresarial.
Por fim, esperamos que todas as abordagens sejam claras e objetivas, sem deixar dúvidas para trás.
Metodologia
Este trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica em livros e artigos acadêmicos, grande parte das citações e conteúdo foram informações dos estudos de Gifford Pinchot (Intraempreendedorismo na prática. Ed. Campus. 2004). Pinchot foi quem introduziu em 1985 no Brasil o conceito de intra-empreendedorismo, que nada mais era do que o ato de empreender dentro de uma organização. O presente trabalho baseou-se em dados já existentes sobre o assunto, para assim conseguirmos fazer uma analise dos índices de intra-empreendedores hoje, existentes no país. Foi nessa pesquisa que constatamos a grande importância de um profissional com as características empreendedoras dentro de uma empresa, é basicamente ele, com suas idéias, quem trabalha o setor de inovação destas organizações. A inovação vem por sua vez alavancar as empresas no mercado competitivo, uma empresa que para no tempo e não consegue inovar, não demora muito a desaparecer do mercado.
Empreendedorismo
Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar,