Intoxicação medicamentosa
Faculdade de Ensino Superior de Floriano
Curso de Bacharelado em Farmácia
JÉSSICA DIAS FEITOSA
FATORES RELACIONADOS ÀS INTOXICAÇÕES MEDICAMENTOSAS
Floriano
2012
JÉSSICA DIAS FEITOSA
FATORES RELACIONADOS ÀS INTOXICAÇÕES MEDICAMENTOSAS
Projeto apresentado à Faculdade de Ensino Superior de Floriano-FAESF como requisito na participação de trabalhos da II Jornada Cientifica da Faculdade.
Floriano
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 PROBLEMA
3 HIPÓTESES
3.1 Hipótese Alternativa
3.2 Hipótese Nula
4 OBJETIVOS
4.1 Objetivo Geral
4.2 Objetivos Específicos
5 JUSTIFICATIVA
6 METODOLOGIA
REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO
Medicamento pode ser definido como produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico, (BRASIL, 1973), mas que pode ser um potencial causador de dano e óbito. Neste sentido, vários autores citam o medicamento como um dos principais agentes responsáveis por intoxicações resultando em atendimento, nas emergências toxicológicas, hospitalização e óbitos em diferentes países (VALIENTE, ECHMENDIA, MARRERO, et al ).
A presença de uma extensa variedade de medicamentos favorece o surgimento de problemas relacionados a estes produtos, que representam um desafio à saúde pública em países desenvolvidos assim como nos países em desenvolvimento, como o Brasil. Os medicamentos ocupam o primeiro lugar nos acidentes resultantes da exposição a agentes tóxicos (MARGONATO, THOMSON, PAOLIELLO, 2008). Em 2008, foram responsáveis pela ocorrência de 30,71% das intoxicações registradas pelo Sistema Nacional de Informações Tóxico- Farmacológicas (SINITOX) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Segundo este levantamento, as intoxicações medicamentosas mais freqüentes decorreram de tentativas de suicídio e