Intoxicação aguda
0021-7557/99/75-Supl.2/S244
Jornal de Pediatria
Copyright
© 1999 by Sociedade Brasileira de Pediatria
ARTIGO DE REVISÃO
Intoxicações exógenas agudas
Acute poisoning in children
Cláudio Schvartsman1, Samuel Schvartsman2
Resumo
Abstract
Objetivos: O objetivo desta revisão é apresentar, de forma clara e prática, a abordagem terapêutica da criança vítima de intoxicação aguda.
Métodos: Foram revistos artigos da literatura, selecionando-se aqueles que tratam das questões envolvendo o tratamento da intoxicação aguda.
Resultados: Intoxicação aguda constitui importante problema de saúde pública, particularmente na faixa etária pediátrica. Medicamentos são os principais agentes responsáveis, seguidos muito de perto pelas intoxicações por animais peçonhentos. Seguem-se, de modo expressivo, as intoxicações por produtos domissanitários, pesticidas e produtos químicos de uso industrial. O atendimento do paciente intoxicado segue uma série de etapas, geralmente, mas não necessariamente, seqüenciais, que são as seguintes: avaliação clínica inicial e estabilização, fase em que situações de risco de vida são identificadas e atendidas; reconhecimento da toxíndrome e identificação do agente causal, quando se tenta, através da análise de sinais e sintomas, orientar os testes diagnósticos; descontaminação, com a utilização criteriosa dos métodos disponíveis; administração de antídotos, cujo número comprovadamente eficaz é restrito; aumento da eliminação do tóxico absorvido, que requer conhecimento da cinética do tóxico; e tratamento sintomático.
Conclusões: O reconhecimento da síndrome tóxica bem como o conhecimento das etapas básicas da abordagem de um paciente intoxicado são vitais para o sucesso do tratamento.
Objectives: To review the literature, covering the most important aspects of management of acute poisoning.
Methods: The most relevant articles on the management of acute poisoning