Intoxica o ex gena
INTOXICAÇÃO EXÓGENA
Ana Carolina Alves Dias Leite
Danielle Priscila Martins Pena
Isabela Fernanda de Souza
Luciana Rodrigues de Avelar
Matheus Dias Costa
Silmara Almeida da Cruz
BELO HORIZONTE, 2014.
Sumário
1. Introdução 3
2. Objetivo 4
3. Fundamentação teórica 5
4. Reconhecimento da toxíndrome e identificação do agente causal 6
5. Tratamento Intoxicação Exógena 8
6. Tóxicos Inalados: Intoxicação Por Monóxido De Carbono 9
7. Intoxicação Por Contaminação Cutânea (Queimaduras Químicas) 9
8. Intoxicação Alimentar 10
9. Intoxicação Por Drogas 10
10. Conclusão 12
11. Referência Bibliográfica 13
1. Introdução
Intoxicações exógenas ocorrem por contato com agentes intoxicantes, em exposição ao ar, água, alimentos, animais peçonhentos e etc. Na maior parte dos casos, essas intoxicações ocorrem em crianças, pois estão mais propensas a entrar em contato com substâncias contaminadas e não saberem que isso pode fazer algum mal a elas.
A maior parte dos casos de intoxicação ocorre através de medicamentos, seguido por animais peçonhentos, e produtos químicos, principalmente os que estão relacionados a limpeza. Intoxicações exógenas também estão ligadas a suicídios, sendo a terceira principal causa de morte e a maior parte dos casos estão ligados ao sexo feminino.
2. Objetivo
Este trabalho tem como objetivo apresentar a intoxicação exógena, suas principais causas e mostrar o porquê ela geralmente ocorre.
3. Fundamentação teórica
Intoxicação exógena ocorre pelo contato, inalação ou ingestão de substâncias que causam envenenamento no organismo. Essas substâncias podem estar presentes em superfícies, água, ar, plantas, animais peçonhentos ou venenosos, pesticidas, medicamentos, produtos químicos de uso domiciliar, ou industrial, e etc. em crianças com menos de um ano de idade, 60% dos casos de intoxicação ocorrem por ingestão de medicamentos. Outro problema