intolerancia
Preventivo/Intervencionista – este é um foco de interesse de grande importância, particularmente trabalhando-se na faixa etária pedi átrica. De uma prevenção eficaz resultará uma redução da prevalência da obesidade em idade adulta. Medidas de intervenção poderão levar a efeito reduções de peso nessas crianças e adolescente:
1a.
Sobrepeso e obesidade em crianças de 5 a 9 anos da rede pública de escolas do
Distrito do Butantã: alimentação disponível (merenda escolar e cantinas)
Luiza A. Suman Mascaretti e. Cristina Quagio Grassiotto –
Instituto da Criança - FMUSP
Objetivos:
O trabalho deverá se desenvolver em 2 etapas:
a) Determinação da Prevalência de sobrepeso e obesidade nos escolares de 5 a 9 anos das escolas públicas do Distrito do Butantã.
b) Identificação dos alimentos disponíveis na esco la (merenda escolar e cantinas) oferecidos aos escolares. Acredita-se que apesar de serem escolas públicas, e portanto concentrarem escolares de nível sócio econômico não tão privilegiado encont raremos sobrepeso e obesidade. Pr
Após consumir leite ou seus derivados, algumas pessoas podem sentir dor abdominal, náuseas, desconforto, diarréia e gases. Em geral, tais sintomas são percebidos como um simples mal-estar, típico de estômago sensível. Mas atenção: se o incomodo aparecer num período entre meia hora e duas horas após o consumo de laticínio, deve-se procurar auxílio médico, pois pode significar intolerância à lactose – uma rejeição do organismo ao leite e seus derivados.
Intolerância à lactose: cuidados com a alimentação Essa intolerância é resultado da falta da enzima lactase, produzida no intestino delgado, que tem a finalidade de decompor o açúcar do leite em carboidratos, para a sua melhor absorção.
"Com a deficiência ou ausência dessa enzima, a digestão da lactose torna-se difícil e chega ao intestino grosso inalterada, sendo fermentada por bactérias, produzindo assim acido láctico e gases", explica Patrícia Modesto