Intolerancia Religiosa: Ficha resumo.
Rayssa de Oliveira Santos²
GONÇALVEZ, A. B. Os direitos e garantias fundamentais atinentes à intolerância religiosa e sua relação com o terrorismo. Disponível em: http://www.jurisvox.unipam.edu.br/documents/48188/.../os-direitos-e-garantias.pdf Acesso em 05/02/2015.
DA SILVA, A. Z. O. Intolerância religiosa e a laicidade no Brasil sob o aspecto Constitucional. Disponível em: http://www.anais.est.edu.br/index.php/salao/article/view/411 Acesso em 05/02/2015.
Não raramente assiste-se no Brasil a divulgação de manifestações preconceituosas e violentas contra, principalmente, as religiões de matriz africana, originando à intolerância religiosa. [...] Os embates étnicos e religiosos abrangem esfera mundial, ofertando como resultado o futuro incerto quanto à segurança e a vida dos cidadãos.(DA SILVA,2014,p. 31)
O Brasil é um estado laico, isto é, não há restrição a nenhuma crença, religião ou culto.
Porém ao fazer a análise dos textos constitucionais brasileiros, Gonçalvez percebe grande participação e influencia da religião explica que isso se deve a fatos históricos, como a catequização pelos jesuítas e as cruzadas, que tornaram a religião indesprezável na cultura do povo brasileiro.
Visto que o Brasil é um Estado Democrático de Direito, pois “o poder emana do povo e que esse o exerce através do voto elegendo seus representantes eleitos”, é importante enfatizar que o Estado não se confunda com o povo, os dois são distintos e com funções semelhantes, porém diferentes.
Apesar dessa separação estado-religião, e a igreja católica não ter mais papel decisivo nas decisões politicas, o catolicismo ainda impõe dogmas através da fé, e isto não pode ser ignorado pelo estado.
Dessa forma, pouco efetivo será decidir de forma contraria ao pensamento da igreja católica, pois a maioria da população defende o pensamento cristão.
Sempre que ocorre um caso de pedofilia, de eutanásia e de aborto temos algum tipo de manifestação ou envolvimento da Igreja