Intervenções do gestor no processo de melhoria da aprendizagem escolar
INTRODUÇÃO
O êxito de uma escola é avaliado pelo desempenho de seus alunos. Se os alunos, cada um em seu ritmo, conseguem aprender continuamente, sem retroagir, a escola é sábia e respeitosa. Se seus alunos são freqüentadores assíduos das aulas, seguros de sua capacidade de aprender e interessados em resolver os problemas que os professores lhes propõem, estará cumprindo o papel de torná-los pessoas autônomas, capazes de aprender por toda vida. Se os alunos estão sabendo ouvir, discordar, discutir, defender seus valores, respeitar a opinião alheia e chegar a consensos, ela pode se orgulhar de estar formando cidadãos. E, mais que tudo, se ela conseguir oferecer uma educação de boa qualidade a todos os seus alunos, independentemente de sua origem social, raça, credo ou aparência, certamente é uma escola de sucesso. Esse sucesso é uma construção. Depende da participação de toda a equipe escolar e, sobretudo da atuação de suas lideranças.
JUSTIFICATIVA
A Equipe Gestora na escola, precisando desenvolver formas de acompanhamento do currículo unificado nas escolas, necessita conhecer profundamente os professores, sua formação, suas necessidades formativas e suas ideologias, para que possa construir esse novo conhecimento que auxiliará no desenvolvimento de novas estratégias de ensino aprendizagem, uma vez que há necessidade de procurar estratégias mais eficazes e têm trazido sérias conseqüências ao desempenho escolar dos alunos.
A prática é uma forma de conhecimento. Por meio dela, testamos o conhecimento, produzimos novos conhecimentos e dialogamos dinamicamente com a realidade na medida em que fazemos parte da realidade social vivenciada, fazendo uso do processo de ação-reflexão-ação.
A combinação das duas pesquisas (qualitativa e quantitativa) construirá um sólido cenário educacional da realidade e as formas de transformação estrutural da aplicação do currículo