intervenção psicológica filme Para sempre Alice
Um tratamento multidisciplinar para o Alzheimer é o mais indicado, sendo que dessa forma será possível alcançar níveis cognitivos e funcionais mais elevados, proporcionando assim melhor qualidade de vida para o paciente. É importante lembrar que os tratamentos propostos não buscam a cura para a doença, mas sim a promoção de alívios dos sintomas, sendo estes déficits cognitivos e alterações comportamentais.
Os problemas envolvendo a doença de Alzheimer não se resumem apenas aos sintomas relacionados a perda de memória e problemas de comportamento, mas incluem também problemas relacionados a discriminação social, solidão por parte do próprio paciente ou de familiares próximos, problemas financeiros e o desconforto emocional que pode levar a outras complicações. No caso de Alice, vemos que no início a personagem não aceita sua situação e reluta em contar para a família o que está acontecendo. A própria família também tem dificuldades de aceitação e uma grande preocupação em relação a como será o futuro da personagem agora com a doença.
Um teste que pode ser aplicado para verificar se o paciente pode ter Alzheimer é o Mini exame de estado mental. Esse teste é utilizado para avaliar a função cognitiva e sua aplicação é geralmente rápida, levando cerca de 10 minutos. O MEEM não requer material específico, e abrange domínios como orientação espacial, temporal, memória imediata e de evocação, cálculo, linguagem-nomeação, repetição, compreensão, escrita e cópia de desenho. Ele não substitui uma avaliação mais profunda e detalhada, mas pode ser usado como indicador de quais domínios devem ser investigados com mais cautela.
A intervenção terapêutica também é importante para o paciente com Alzheimer, bem como para seus cuidadores. Muitas mudanças acompanham a evolução da doença e é importante que tanto o paciente quanto seus familiares estejam preparados para lidar com elas de forma assertiva e responsável. No filme, vemos como a vida de Alice muda após o