INTERVENÇÃO FISIOTERAPEUTICA NA CONTRIBUIÇÃO DA QUALIDADE DO SONO DE TÉCNICOS DE ENFERMAGEM QUE TRABALHAM NO PERÍODO NOTURNO
Colegiado de Fisioterapia
JAMILY DRIELE RIBEIRO ALVES
INTERVENÇÃO FISIOTERAPEUTICA NA CONTRIBUIÇÃO DA QUALIDADE DO SONO DE TÉCNICOS DE ENFERMAGEM QUE TRABALHAM NO PERÍODO NOTURNO.
Vitória Da conquista – BA
Junho/2010
JAMILY DRIELE RIBEIRO ALVES
INTERVENÇÃO FISIOTERAPEUTICA NA CONTRIBUIÇÃO DA QUALIDADE DO SONO DE TÉCNICOS DE ENFERMAGEM QUE TRABALHAM NO PERÍODO NOTURNO.
Projeto de monografia apresentada a Professora Máyra Ribeiro como requisito da disciplina de Metodologia da pesquisa cientifica.
Vitória da Conquista – BA
Junho/2010
1. INTRODUÇÃO
O interesse em estudar sobre o sono é bastante antigo, seu inicio se deu em 1928 com o estudo de Berge que realizou a eletroencefalograma durante o sono e em 1939 Nathaniel Kleitman com o primeiro livro sobre o sono. Existem razões obvias para se estudar sobre o sono, passamos parte de nossa vida dormindo e os prejuízos causados pelos distúrbios do sono são fatais, pois comprometem substancialmente a qualidade de vida.
Inúmeras são as conseqüências provocadas pelos distúrbios do sono na vida dos indivíduos, diminuindo seu funcionamento diário contribui com o surgimento e agravamento de problemas de saúde. Para Dr. Martinez (1999) o sono é definido como “abolição reversível da consciência, por quiescente força motora e por elevação do limiar de respostas ao meio ambiente, que ocorre os episódios periódicos”. Buela1990 definiu o sono como um estado funcional, reversível e cíclico, com algumas manifestações comportamentais características, como uma imobilidade relativa e o aumento do limiar de resposta aos estímulos externos.
O sono é uma função biológica fundamental na consolidação da memória, na visão binocular, na termorregulação, na conservação e restauração da energia (REIMÃO, 1996 apud MULLER, M, R; GUIMARÃES, S, S ), e restauração do metabolismo energético cerebral. Devido a essas importantes funções,