Intervenção de terceiro
Não se trata de uma obra prima - longe disso – mas funciona, embora em alguns momentos mostra a mesma frieza que prejudicou o diretor em Leões e Cordeiros, seu filme anterior. Dessa vez, Redford não reservou para si nenhum personagem, mas isso não significa que o elenco esteja menos estelar, afinal estão lá nomes como James McAvoy, Robin Wright, Justin Long, Evan Rachel Wood, Kevin Kline, Alexis Bledel e Tom Wilkinson.
A trama gira em torno do assassinato de Abraham Lincoln, 16º presidente dos Estados Unidos. Em 14 de abril de 1865, o conhecido ator John Wilkes Booth deu um tiro na cabeça de Lincoln enquanto ele assistia uma apresentação teatral. O longa resgata este momento histórico da política norte-americana, mas centra suas atenções para o que ocorreu depois. É basicamente um filme de tribunal, cuja a intriga poderia muito bem ter sido pensada por John Grisham (autor de livros que geraram Tempo de Matar, O Júri, A Firma e muitos outros). A única diferença é que neste caso o julgamento aconteceu no século XIX.
Após o assassinato, várias pessoas foram presas e julgadas pelo crime. Dentre elas estava Mary Surratt, a dona de uma pensão que abrigou Booth e seus comparsas. O longa dá destaque justamente para a discussão a respeito da inocência ou não de Mary. A talentosa Robin Wright dá vida à personagem, e o faz de forma bem surpreendente. Ao interpretar uma mulher forte, determinada e ao