Intervenção com grupo de teninstas
3531 palavras
15 páginas
FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO DO RIO GRANDE DO SULCURSO DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA DE INTERVENÇÃO COM GRUPOS
RELATO DE INTERVENÇÃO COM GRUPO DE JOVENS TENISTAS
ACADÊMICOS: ALINE SILVEIRA SOARES, EVANDRO GERHARD, FRANCIANE MORESCO, JOELMA GUEDES E KATYENE BARRETO.
PROFESSOR: MÁRCIO GELLER
Porto Alegre, 06 de setembro de 2013.
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho objetiva relatar e realizar uma análise crítica do artigo Psicologia do Esporte e jovens tenistas: Relato de uma experiência, publicado na revista eletrônicaPsico, em maio de 2006, cujos autores são: Mariana Hollweg Dias, Psicóloga atualmente mas durante a intervenção realizada era estagiária, e Marco Antônio Pereira Teixeira, professor de Psicologia que orientou a autora neste artigo.
O tema proposto neste trabalho foi Intervenções com Grupos na Psicologia do Esporte,para abordar este tema foi realizada uma busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações.Como resultados foram encontrados 24 artigos e teses com as palavras-chave: grupos, psicologia e esportes. Foi realizada uma pesquisa no site de revistas da Universidade PUCRS, a qual foi localizadoo artigo relatado neste trabalho.
2. A INTERVENÇÃO DO PSICÓLOGO NO ESPORTE
A Psicologia do Esporte é uma área específica de conhecimentos da Psicologia e da Educação Física, pois além de utilizar os conhecimentos específicos da área da Psicologia, o psicólogo considera também os aspectos do meio esportivo. A Psicologia no Esporte seria uma aplicação educacional, clínica ou organizacional da Psicologia no contexto esportivo, não sendo consideradas as especificidades deste contexto (DIAS, TEIXEIRA, 2006).
Segundo Mello (2001) a Psicologia do Esporte teve grande influência da Psicologia Social, que estuda o indivíduo como um ser concreto nas suas relações sociais. Os autores que trabalham com a Psicologia do Esporte entendem as equipes como um grupo social que é influenciado por um macro-sistema social,