INTERVENÇAO SOCIAL AO IDOSO
A Política Nacional de atenção ao idoso é lançada em 1994 com o intuito de assegurar os diretos sociais do individuo. (BRASIL; 1994). Em 2003 o estatuto do idoso é finalmente aprovado trazendo em seu IV paragrafo a necessidade de viabilização de formas alternativas de participação, ocupação e convívio do idoso com as demais gerações. (BRASIL; 2003).
Temos por objetivos apresentar o grupo de idosos do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), com destaque à socialização da prática do assistente social nesse âmbito.
Versará sobre a importância das intervenções sociais que envolvem as atividades do atendimento a pessoa idosa.
Metodologia
Os encontros acontecem mensalmente, com duração de aproximadamente 45 minutos.
As atividades dos grupos estabelecem ações de educação a saúde por meio de conversas, dinâmicas, socializações e confraternizações. São temáticas abordadas:
Desafios do envelhecimento
Alimentação saudável
Diabetes
Hipertensão arterial
Câncer de mama, entre outros.
Logo após a reunião os idosos são recepcionados com comes e bebes com o objetivo de confraternização e socialização. No final do encontro cada idoso recebe uma cesta básica, e, tal benefício objetiva o atendimento às necessidades básicas sendo esta no âmbito do direito social.
Desenvolvimento.
Os grupos de idosos surgem na década de 1970 em São Paulo, por meio do Serviço Social com uma forma alternativa de participação social. Os Municípios tem sido desafiados a proporcionar uma assistência de qualidade ao idoso e assim fugindo do aspecto de caridade.
No que concerne ás pessoas idosas, os encontros grupais têm importância significativa no sentido de promover a reconstrução de sua identidade, que pode estar comprometida, e proporcionar o resgate de vínculos com familiares. (ZIMERNAN; 2000).
No CRAS de Piraju se desenvolve o grupo no bairro Garcia onde o departamento está inserido. O processo de trabalho inicia-se com a primeira abordagem que é o contato com