Intervençao dentro do projeto Mais Educação
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
Psicologia Social
FORTALEZA – CE
2013
Psicologia social
Visita Programada
Nossa equipe visitou a instituição de ensino Maria Luiza Gadelha situada no município de Horizonte - CE na qual a mesma sede seu espaço físico para a realização de um Projeto do Governo chamado Mais Educação que trabalha com crianças carentes da cidade ofertando atividades de canto. Esses indivíduos são acompanhados por dois instrutores, é feito periodicamente avaliações de presença tanto na escola (ensino regular) como também no Projeto.
Projeto Mais Educação
O Programa Mais Educação foi criado em 2007 com o intuito de aumentar a oferta educativa nas escolas publicas através de atividades em diferentes campos como no meio pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura, artes e etc. No entanto as atividades só tiveram inicio em 2008, com a participação de 1.380 escolas e em 55 municípios.
A principio esse projeto é demarcado a atender prioritariamente as escolas que apresentavam Baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Em 2008 estava previsto o beneficiamento de 386 mil estudantes, mas já em 2009 esse numero passou de 1,5 milhão de inscrições.
Para atender essas crianças o Governo Federal repassa verbas para o pagamento de monitores, compra de materiais de consumo e materiais de apoio para determinadas atividades.
“Ver” Social
Ao chegarmos a escola percebemos o quanto é difícil de trabalhar com esse grupo. A “assistência” que é dada pelo governo ainda é mínima, os monitores sofrem com a precariedade e a falta dos instrumentos, o espaço físico é insuficiente. Na escola os alunos dispõem apenas de uma quadra esportiva para realizar as atividades de canto e instrumental o que por muitas vezes inviabiliza-os de manter o foco e a atenção nos monitores. Contexto Social dessas crianças
Lá nos deparamos com crianças quase