Interven Oes Artisticas
Intervenções artísticas
Letícia Amanda
Larissa Tofanelli
Leonardo Alves
3°Infor.B
Professor: Eduardo
Sociologia
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2015
Colégio Anchieta
Letícia Amanda
Larissa Tofanelli
Leonardo Alves
Intervenções artísticas
“Um muro velho de esquina é o palco e cenário de um colorido sonho grupal concretizado em spray. Quem grafita é íntimo do efêmero, nunca sabe quanto tempo dura o sonho ou a brincadeira; o muro é público, a rua é pública. Grafiteiro mesmo sabe que sua tela, sua galeria, é a cidade inteira”
IEDA ABREU, Grafite: a arte do efêmero.
São Bernardo do Campo
2015
Imagens
Introdução
Relataremos sobre a intervenção artística, sua definição, caracterizas, entre outras coisas.
Intervenções Artísticas:
Não há uma única definição, com múltiplos sentidos, e é empregada no campo das artes. Transforma planos físicos, intelectuais ou sensoriais.
Na área de urbanismo e arquitetura, elas são designadas para projetos que visam à reestruturação, requalificação ou reabilitação funcional e simbólica de regiões.Elas se dão, sobre uma realidade preexistente, que possui características e configurações específicas, com o objetivo de retomar, alterar ou acrescentar novos usos, funções. Ela também promover interferências nas artes preexistentes.
Algumas referências teóricas importantes para essa forma de expressão artística são o movimento situacionista e a fenomenologia, e, entre os movimentos estéticos, o dadaísmo, o minimalismo. Como prática artística, as intervenções se consolidam no Brasil nos anos 1970, com propostas de grupos de artistas como o 3nós3, Viajou sem passaporte e Manga Rosa, que tomaram a cidade como campo de investigação e procuraram expandir o circuito de arte e a noção de obra de arte. Tais ações consistiam geralmente na introdução de elementos estranhos em situações cotidianas, com o objetivo de alterar a ordem habitual e buscar uma comunicação mais direta com