Intertravamento
As chaves de segurança são dispositivos destinados, em geral, para monitoramento de portas móveis, tendo como função manter a máquina desligada (perigo interrompido) enquanto a porta estiver aberta, basicamente são classificadas em chave de segurança Simples, Magnética e com Travamento por solenóide
As chaves de segurança possuem as seguintes características:
– dificuldade de manipulação por meios simples (ex. chave de fenda)
– tensão de isolação
– isolação galvânica entre as pontes
– ruptura positiva (abertura mecanicamente forçada dos contatos).
Chave de Segurança
Chave de Segurança
Chave de Segurança com
Simples
Magnética
Trava
Chave de intertravamento e proteção é um dispositivo utilizado em maquinários industriais para interromper a atividade em trabalho, sendo instalada em locais de mais acesso do operador para proporcionar uma maior segurança, facilitando uma troca de ferramentas ou até mesmo uma manutenção inesperada.
E esse dispositivo de manobra destina-se a seccionar os cabos de alimentação, e é protegido contra ligações não autorizadas.
2 - Chaves de Intertravamento por lingueta
2.1 - Spartan
2.1.1 - Descrição
O Spartan é uma chave de intertravamento de proteção de máquina operada por lingueta, de modo positivo, que trava a proteção na posição fechada até que a alimentação da máquina seja isolada, garantindo que a máquina permaneça isolada enquanto a proteção estiver aberta. Ela está disponível em duas configurações de contatos: dois contatos de segurança (N.F.) e um contato auxiliar (N.A.) ou três contatos de segurança (N.F.)
O cabeçote do Spartan possui duas ranhuras de entrada e pode ser girado para fornecer quatro pontos de entrada. Um plugue é fornecido para lacrar a ranhura não usada. A proteção pode ser aberta somente quando um sinal é aplicado ao solenóide interno do Spartan que libera o mecanismo de travamento. Portanto, o Spartan é ideal para máquinas que não