intertravamento eletro-mecanico
• No estado inicial temos os dois motores desligados, sendo informado pelas duas lâmpadas verde acesas indicando falta de perigo no local.
Dispositivos de proteção: - Fusível – proteção contra curto-circuito nas 3 fases. - Contato NF relé térmico – proteção contra sobrecarga nas 3 fases e nos dois circuitos de comando dos motores. - Aterramento PE – proteção contra falhas na corrente.
Passo 1
• Ao pressionarmos a botoeira pulsante B2 13;14 a bobina da contatora K1 é energizada fechando o contato de selo que mantém K1 energizada após cessar-se a força na botoeira B2 13;14, acionando também os contatos múltiplos de K1 1;2, 3;4, 5;6 que acionam o motor 1 e abrindo os contatos normalmente fechados K1 31;32 apagando a lâmpada verde L2 inicialmente acesa e acendendo a lâmpada vermelha L0, indicando que há perigo pelo fato do motor M1 estar ligado.
Passo 2
• Neste próximo passo vemos o funcionamento do intertravamento eletro-mecânico ao acionarmos a botoeira pulsante B1 13;14, que também aciona uma outra botoeira pulsante B1 11;12, porém normalmente fechada, no diagrama de comando do lado do motor 1 desligando o processo mecanicamente e apagando a lâmpada vermelha. E ao mesmo tempo que acionamos B1 13;14 a bobina da contatora K2 é energizada e também desligando eletricamente, porém com maior segurança o motor M1 ao abrir o contato normalmente fechado K2 no circuito de comando no lado do motor 1. Com a bobina da contatora K2 energizada, fecha-se o contato de selo K2 13;14 e também é ligado o motor 2 pelos contatos múltiplos K2 no diagrama de força. A lâmpada verde L2, anteriormente acesa, é apagada pelo contato K2 31;32 e é acesa a lâmpada vermelha L1 indicando perigo pelo motor 2 estar ligado.
• O mesmo processo descrito acima acontece quando se repete o Passo 1, porém, relaciona-se com a ativação do motor 1 e o desligamento do motor 2.
Desligamento
• Para desligar todo o