Intertravados
Para resistir às cargas e manter sua capacidade drenante, este tipo de pavimento exige atenção ao caimento e à compactação de todas as camadas
Reportagem: Juliana Martins
A pavimentação de calçadas com blocos de concreto é rápida de executar, possui vida útil longa, baixa manutenção e alta capacidade de drenagem. Nesse sistema, blocos modulares pré-moldados em concreto, com diversas formas e cores, são justapostos e se mantêm fixos por conta do atrito da área lateral das peças em relação às outras.
1. Contenção lateral
São guias de concreto que servem para confinar o piso intertravado e funcionam como marcadores de cotas de níveis e alinhamentos.
2. Rejunte
O rejuntamento é feito com areia ou pó de pedra peneirada para garantir, após a compactação final, o intertravamento correto das peças.
3. Blocos
As peças pré-moldadas se comportam como uma camada flexível e única por causa do intertravamento.
4. Intertravamento
Com o travamento, a transferência de carga entre os blocos distribui a pressão sobre o subleito e a base, reduzindo o risco de deformações.
5. Assentamento
A camada de areia de assentamento – ou pé de pedra – deve ser regular para servir como base para o assentamento das peças. Ela funciona como barreira para evitar propagação de possíveis fissuras da base, além de preencher as partes mais baixas das juntas.
6. Base
Pode ter material granular, sem aderência, ou receber cimento para melhorar sua capacidade de carga. A espessura mínima é de 10 cm e é necessário prever inclinação de no mínimo 2% para drenagem de águas pluviais.
7. Sub-base
É a primeira camada do pavimento e, dependendo do caso, pode não ser necessária. É comumente feita de material granular, solo escolhido, solo brita ou solo tratado – como o melhorado com cimento. A compactação correta da base e da sub-base – que absorvem as cargas – é primordial para o bom desempenho do pavimento.
8. Subleito
Camada mais profunda, pode ser composta