Intertextualidade
Intertextualidade e Contextualização.
Intertextualidade é criação de um texto a partir de outro pré - existente, pelas quais a produção ou recepção de um texto para o outro depende de conhecimento do mesmo por parte de interlocutor.
A intertertextualidade pode apresentar funções diferentes dependendo dos textos e contextos em que ela é inserida, ou seja, depende da situação.
Existe vários tipos de Intertextualidade entre elas a Intertextualidade Explícita ou Implicita.
Intertextualidade explicita
Intertextualidade explicita é quando a citação dos textos-fontes ficam claras, para o interlocutor de maneira obrigatória e intencional exemplos:
Alusão
Alusão é uma figura de linguagem que faz uso a uma referência de citação ao um fato ou pessoa ( real ou fictício) necessariamente conhecido pelo interlocutor é uma comunicação sutil entre os textos ( leve menções )
Citação
Citação é transcrição de texto marcado por aspas e geralmente com nome do autor deste.
Tradução
Tradução recriar um texto original para sua língua nativa
Resumo
Resumo é uma exposição abreviada de um acontecimento, obra literária ou artística
Resenha
Resenha é um texto que serve para apresentar outro (texto-base), desconhecido do leitor.
Intertextualidade implícita
Intertextualidade implícita é a que conhecimento do mundo mais apurado ou maior analisasse do texto. Os textos-fontes, as vezes não está de forma clara, o que pede de nos um pouco mais de capacidade para realizar analogias e interferências, fazendo assim ativa nosso conhecimento que esta em nossa memoria
Exemplos:
Paródias
Paródia é reescrita de um texto com objetivo critico ou irônico.
Paráfrase
Paráfrase é réplica de um texto usando seus próprios recursos, um texto já existente relembrado sua mensagem original ao interlocutor.
Pastiche
Pastiche é copia ou imitação de estilos literários e artísticos.
Contextualização