Intertextualidade - Comunicação e Expressão
Cândido Portinari (1903-1962), um dos mais importantes artistas brasileiros do século XX, tratou de diferentes aspectos da realidade em seus quadros. Sobre a temática dos Retirantes, Portinari também escreveu o seguinte poema: (....) Os retirantes vêm vindo com trouxas e embrulhos Vêm das terras secas e escuras; pedregulhos Doloridos como fagulhas de carvão aceso Corpos disformes, uns panos sujos, Rasgados e sem cor, dependurados Homens de enorme ventre bojudo Mulheres com trouxas caídas para o lado Pançudas, carregando ao colo um garoto Choramingando, remelento (....) Cândido Portinari. Poemas. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1964 Das quatro obras reproduzidas abaixo, assinale aquelas que abordam a problemática que é tema do poema, tornando-se exemplo de intertextualidade
Resposta Correta: a) 2 e 3.
Pergunta 2
A intertextualidade é um recurso muito presente naliteratura e mídias contemporâneas e permite o diálogo entre textos. Em geral, pode ser tomada como intertextualidade implícita e explícita. Assinale a alternativa que contém um intertexto explícito nos fragmentos abaixo, de autoria de Machado de Assis.
Resposta Correta: d) Fui sempre contrário ao júri, - disse-me aquele amigo, - não pela instituição em si, que é liberal, mas porque me repugna condenar alguém, e por aquele preceito do Evangelho; "Não queirais julgar para que não sejais julgados". Não obstante, servi duas vezes.
Pergunta 3
Resposta Correta: a) a estilização, pois foi mantido o original e acrescentado elementos (outro material, as balas de goma) que não pertenciam a ele.
Pergunta 4
Resposta Correta: a) I, III e IV.
Pergunta 5
Resposta Correta: a) paródia, pois houve a modificação completa do conto de fadas voltada para o cômico e criticando a